Achamos Água! - parte 2




Isaque não confiava nos habitantes de Gerar e temeu ser morto pelos homens daquele lugar. O motivo era que sua mulher era muito bonita e esses homens poderiam matá-lo e tomá-la como esposa. E assim, ele mentiu a todos do lugar que sua esposa era sua irmã.

Abimeleque (Meu Pai é o Rei), título honorífico e não nome próprio, ao olhar pela janela viu que Isaque fazia gracejos com Rebeca e notou que havia mais intimidade nas brincadeiras do que seria aceitável entre irmãos de fato. Isaque demonstra o mesmo receio que seu pai, Abraão, sentiu quando desceu para o Egito e transpareceu o mesmo caráter duvidoso.


Importante: O texto, no original hebraico, faz dos termos “Isaque e Gracejo” um jogo de palavras. Isaque significa “sorriso” (Yçhaq) e gracejo é a palavra derivada “Meçaheq” (Bíblia de Jerusalém página 67-comentário de Gênesis 26.8). Fica assim “O Sorriso gracejava com Rebeca”.

Na lida pastoral diária, percebo que muitas vezes os homens têm esse mesmo comportamento de Isaque. Quando percebem que suas esposas, namoradas, noivas são belas e atraentes, quase sempre entram na “casinha da negação”: “ela é muito bonita para mim”, “melhor não assumir nenhum compromisso porque algum homem pode querer disputá-la comigo e eu vou perder”. Isaque era já homem experiente mas, tinha medos, inseguranças, imaturidade emocional. Demonstrou muita imaturidade espiritual ao não confiar na promessa de Deus,

Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai” Genesis 26.3

 Apesar do comportamento de Isaque, Deus mostra como Ele cuida dos seus:


E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito.E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá. Gênesis 26:10,11


O começo no meio daquele povo não foi satisfatório. Isaque mostrou medo e insegurança e não confiava na proteção de Deus. Mesmo assim, conseguiu a simpatia de Abimeleque e ficou por ali por algum tempo. No Lugar de Pernoite não era o seu lar, era desconfortável, mas ficou por ali algum tempo. 

Deus tira Isaque do conforto e chama para a terras estranhas. Contudo, Ele mostra que na terra em que Ele chama para peregrinar é Ele que protege e cuida de sua família, de seu casamento, de seus rebanhos.

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços