Achamos Água!

 Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus.  Gn. 26.1

Isaque foi um jovem muito bem-criado. Seu pai era rico e ainda, aprendeu em casa uma fé vibrante, a ser um homem temente a Deus e a ser um líder. No entanto, tal “berço de ouro”, não o poupou das dificuldades e crises que se abatem na vida.

 Após a morte de sua mãe, Sara, ele passa por um período de intenso luto e, no final deste tempo, conhece e se casa com Rebeca; ela o ajuda a superar a morte da mãe (Gn. 24.67), mas traz um problema insolúvel para a época, ela era estéril (Gn. 25.21a). Abraão morre e, nesse tempo, o texto não diz, parece que Isaque estava mais preparado para o luto. Isaque habitava em Beer-Laai-Roi, O Poço do Senhor Que Me Vê e Ouve, então ora e Deus atende suas orações e sua esposa engravida de gêmeos que seriam, cada um a seu modo, patriarcas de nações. Parecia que as demandas da vida seriam mais tranquilas, agora. Não foram.

Houve um tempo de seca, de fome e de desinstalação. Isaque e sua família precisam buscar novas pastagens (26.1), outros poços, novas terras, novos vizinhos. Deus dá uma diretriz irrevogável a Isaque: Não Desça ao Egito! Poderia haver comida e água por lá, mas o Egito seria para Isaque a crise de fé por conta da idolatria, o enfraquecimento do ser que aprende no esforço diário a força que tem os seus braços e atitudes. Ficaria longe de alcançar as promessas feitas a seu pai Abraão.
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Assim habitou Isaque em Gerar.
Isaque vai para Gerar, literalmente “Lugar de Pernoite”. Ele veio peregrinar, veio se alojar provisoriamente em Gerar. Deus disse “peregrina nesta terra”, não disse “habite aí”.

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços