Série: A Queda do Gênero Humano - Parte 2/5

 A Queda Sociológica
Segundo a professora Juliana Bezerra, a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos.
A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Estaremos analisando a partir de agora, o capítulo 3 de Genesis e trazendo para o centro a questão, o aspecto sociológico da queda do gênero humano.
Adão culpou Eva por sua desobediência. Não obstante, no v. 12, colocou a culpa também em Deus.
Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
"A mulher que me deste..." Adão se sentia decepcionado com Deus porque Ele havia lhe dado uma mulher que o fizera desobedecer.

No, v.13, Deus lança uma pergunta a Eva:
[...} Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Eva transfere a sua culpa, como Adão havia feito. A culpa foi socializada, se espalhou pelo núcleo da sociedade, a família, Adão e Eva. O pecado é encarnado nas habilidades de convívio social, desde então.

Adão e Eva estão em lados opostos, agora; nas imprevisibilidades da vida, e nas circunstâncias até mesmo corriqueiras. A sociedade viverá o drama dos papéis sociais; das comunidades mais antigas às contemporâneas. O versículo 16, nos mostra com certa franqueza, a relação de poder que haverá desde então:
“o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará."
Eles foram comunicados da morte física, mas a morte social é também trazida pela desobediência. Viverão tendo a morte como referência da vida "porque tu és pó e ao pó tornarás" (verso 19).

Contudo, os versículos 18 e 19, mostra que o casal assumirá papéis sociais sufocantes, antagônicos e o domínio do homem custará caro a ele:
[...] tu comerás a erva do campo.
No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
A vida será gestada pela mulher e será trazida à luz em muitas dores. Conforme o verso 16,
[...] Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos [...]
Eva e Adão não entendem mais a Vida como amiga, mas competem e oprimem-se para gerar e sustentar as vidas sob suas responsabilidades; efêmeras, passageiras e manchadas pelo pecado.

A sociedade agora é lugar de confronto, de papéis sociais diferentes e extenuantes. Em seu meio haverá opressão, rebeldia, resistência e desigualdades.
Você está em guerra com a sociedade ou "certos tipos de pessoas"? Você se sente revoltado, irado, oprimido, caminhando sem direção, sozinho em meio à multidão?
A Queda do ser humano foi social, foi sociológica.Um Deus de comunhão e companhia foi rejeitado por nós.Na viração do dia, não o encontramos mais, como era tão corriqueiro no Éden.Não temos mais a Sua presença constante e, nos afastamos um dos outros também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços