Achamos Água! - parte 3



Isaque, após um começo vexatório, mostrando que não confiava na proteção de Deus sobre seu casamento, se atira ao trabalho e ao cuidado de suas posses e bens. Lavra a terra, planta, rega e confia em Deus para mandar a chuva, livrar seu rebanho das pestes, da morte entre seus queridos e das pragas a sua lavoura (Sl. 91). Deus lhe abençoa muitíssimo,



"Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou.
E engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo até que se tornou mui poderoso;
e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço..." Genesis 26.12-14a

Infelizmente, descobrimos que a bênção de Deus é vista, observada e temida por aqueles que, às vezes, nos dão alegres boas-vindas.
"...de modo que os filisteus o invejavam." Genesis 26.14b
Esse é um tipo de ensinamento que não gostamos de lecionar, pela polêmica e a vil deturpação de pessoas mal intencionadas, mas a Igreja de Deus precisa estar atenta: 
Deus se agrada sim, com a prosperidade que vem da integridade de caráter, de um coração reto, de uma pessoa temente a Deus e que se desvia de todo mau (Jó 1.1-5). A bênção de Deus vem com muito trabalho na terra da nossa peregrinação. Ele abençoa, nos coloca mais nas mãos para que, junto a nós, venham se aninhar pessoas, famílias inteiras, até mesmo animais domésticos  (26.14; Dt. 28.1-14; Mt.13.31, 32).

Somos abençoados com toda a sorte de bênçãos (Ef.1.3), mas é certo que temos que tomar posse das bênçãos que Deus dá aos Seus filhos (que fique claro: nem sempre isso significa riqueza material!) através da fé, do trabalho e da santidade na e da vida. Logicamente, a bênção de Deus não é somente prosperidade financeira, mas virtudes morais, companhia espiritual e pessoal no Caminho (Sl.23) e alegria no lar (Sl.127). 
E, logicamente, essas bênçãos são parte de toda a inveja contra os filhos de Deus e de Sua Igreja.
Isaque foi desinstalado pela seca e a fome, foi peregrinar na "Terra do Pernoite" (Gerar) e lá, graças a provisão e o cuidado de Deus, prosperou, atraiu muita gente e responsabilidades para si. Atraiu também a inveja dos seus ditos "amigos"e, este é um dos efeitos colaterais de seu sucesso, contudo, o plano eterno de Deus estava em marcha e ninguém iria pará-lo.

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços