Série: A Queda do Gênero Humano - Parte 3/5

A Queda Bio - Ecológica

O termo Biologia vem da junção de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim sendo, dizemos que a Biologia é a ciência responsável por estudar a vida em todos os seus aspectos. 

A palavra Ecologia como termo,  foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo.
 Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.

Entendemos a partir do livro de Gênesis, capítulo 3

Que a desobediência de Adão e Eva, iniciou a contagem regressiva para o fim

17 [...] "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa" com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

18 Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.

19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".

Deus diz que houve uma quebra de "relacionamento" entre os seres do cosmos e a guerra tinha início. O corpo morreria, a alma se alienaria, as relações ecológicas seriam batalhas pela vida. 
Morreriam Adão, Eva, oscdemais seres, a natureza, as vidas nascidas, recém nascidas. 
Morreriam também as árvores, animais, florestas, rios, mares. Todos e tudo é feito de pó e ao pó retornaria. 

Não só morrem, mas são passíveis de serem mortos, poderiam ter suas vidas tolhidas prematuramente. Morre até mesmo,  o legado deixado pela obra de alguém. O tempo tornou-se implacável, as ações humanas tornaram-se sentenças  de morte ou vida, embora a morte alcance a todos no final. 
Não obstante, quanto ao planeta, as mudanças climáticas, geológicas e cosmológicas podem determinar a extinção da vida há qualquer momento.

A morte alcança um novo patamar pelo pecado. Ela não era uma preocupação imediata de Adão, agora é determinante.

 O domínio sobre a natureza virou dilema entre a vida e a morte. A vida é um risco. O nosso oikos está ameaçado.

A natureza sofre, geme com dores de parto. Nas mãos humanas a natureza é devastada, queimada, extinta, explorada de forma predatória. Os animais são caçados e mortos por esporte, para combater as superpopulações, por necessidade alimentar. A natureza e o ser humano estão em guerra. 
Cabe ao ser humano o cuidado e o respeito aos ciclos da natureza, dominar sem devastar, celebrar a vida e deixá-la seguir o seu ciclo, sem interferência. Mas, a destruição da natureza, a contanimação das águas, poluição do ar e extinção de animais e seus habitats é  o que estamos fazendo.

Contudo, a natureza provoca e limita a humanidade. Os furacões, tsunâmis, tempestades, secas, inundações, erupções vulcânicas, raios, terremotos, raios solares e tantos outros fenômenos nos mostram que a natureza não é passiva, apenas.

 Em nome da vida, do lucro, da revolução e de um novo mundo, destruímos, depredam os. E somos também resistidos, enfrentados e vencidos. 

Nosso corpo tem apetites e desejos que caminham para a morte, nossa mente se corrompe e se apaga, nosso organismo decai, nosso sistemas orgânicos mostram  deficiências e fragilidades novas  e maiores a medida que a humanidade "avança".

A Queda foi Biológica. Foi Ecológica. Foi Bio-Ecológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços