Curados para Servir III

Na carta de Tiago capítulo 5, do  versículo 16 ao 18, lemos sobre sermos curados porque confessamos os pecados e oramos. contudo, tal prática em mundo que superestima a individualidade e a privacidade, não é de prática simples.
No versículo 16, temos dois verbos no modo imperativo que, costumeiramente passam desapercebidos pelo cristão: “confessai”; e “orai”. 

"16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados"

Ele associa confissão de pecados à oração. Mas, faz isso num contexto de relacionamento interpessoal e de confiança “os vossos pecados uns aos outros”. 

Para aprendermos melhor:

Confessar o quê? Os pecados! A quem? A Deus? Não! Uns aos outros! E o quê mais devo fazer? Orar. Sozinho? Não! Confessar os pecados uns aos outros e orar um pelos outros! 
E por quê devo fazer isso, me expor a tanto? Para serem curados, você e a outra pessoa! 
Em seguida, Tiago fala do poder da oração na vida de um justo. Mostra como exemplo, o profeta Elias. Ele orou e não mais choveu. Orou de novo, três anos e meio depois pedindo chuva, e choveu!

A oração é arma poderosa, todavia deve ser acompanhada de caráter moral para promoção da cura. De sinceridade e compromisso com o que se ora. Tiago escreve sobre pedir e não receber (Tg. 4.3) e aqui, no v.16, o companheiro de oração deve ser justo, de caráter confiável e sincero.

"A oração de um justo é poderosa e eficaz."

A cura vem da confissão e da oração de gente que ama e obedece ao Senhor. Que se deixa tocar pelo Espírito Santo de Deus todos os dias! Que como Elias, está em conformidade com os planos e propósitos de Deus em sua vida e para a sua época. Não choveu porque Elias quis; não choveu porque Deus quis. Choveu finalmente, não porque Elias quis, mas porque Deus quis. 

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Tiago 5:17,18

Você receberá a cura, mas porque Deus quer. Seja qual for o plano de Deus, Ele te revela e te fortalece em meio a confissão e oração. E se a sua comunidade ora junto, então é sarada todos os dias de si mesmo e do mundo e das doenças que a cercam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços