Curados para Servir II

Vejo muita gente doente, sofrendo no corpo e na mente as dores de desavenças em palavras, de más compreensões ou mesmo de sentimento de rejeição ao ouvirem determinadas asseverações. E assim, se instalam doenças psíquicas, psicossomatismos, iras e intolerância com coletividades ou mesmo com algum segmento social. Com orgulho ferido, não buscam ajuda, pois como podem se sujeitar ainda mais, reconhecer a dor e a própria fragilidade, “ou pior”, seu próprio erro?
Mesmo enterrando a dor sob inúmeras camadas de aparente frieza e indiferença, o “túmulo da dor” exala um odor fétido que não pode mais ser ignorado e o corpo doe, a mente e o coração protestam.
Orar ou não, ler a bíblia ou apenas ficar quieto, mudar de igreja ou “se desviar”, fingir ser uma pessoa inabalável, não trarão melhoras e as emoções cobrarão o preço, por fim.

“Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?... Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida ... todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. ” Salmos 42. 4, 5a, 6a, 7b.
“Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. ” Salmos 56:5
Quer se haver em paz com o seu passado? Olhar com nova disposição para a Vida? Enfrentar o próprio orgulho e vencê-lo é o maior triunfo de um ser humano. E está um grande desafio:
Comece abdicando de toda vitimização e assuma o fato que você, ao menos, foi imprudente (e o preço de ser imprudente pode ser muito doloroso).
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. ” Provérbios 14:12
Um outro fato precisa ser reconhecido: Você precisa de ajuda. Então, procure ajuda!
Um pastor, um conselheiro, um terapêutica que tenha princípios comuns aos seus. Deus têm a cura em suas mãos, têm as bênçãos na Sua mão, mas espera que você venha buscá-las. Deixar uma parte do que você chama de “mim mesmo” é o começo da terapia (grego terapeuo, cura). Deus faz várias promessas de cura na Sua Palavra:
“Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança.
E farei voltar do cativeiro os exilados de Judá e de Israel, e os edificarei como ao princípio. E os purificarei de toda a iniquidade do seu pecado contra mim; e perdoarei todas as suas iniquidades, com que pecaram e transgrediram contra mim. ” Jeremias 33:6-8

“Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura. ” Êxodo 14.26
Aí você poderá cantar como Davi:
“Ó Senhor, Deus meu, a ti clamei, e tu me curaste.
Senhor, fizeste subir a minha alma do Seol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova.
Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria;
para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre. ” Salmos 30:2-3,11-12

“Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus.
A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça. “
Ezequiel 34:15-16





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços