A Queda do Gênero Humano - Parte 4/5

A Queda Espiritual 

 
 O ser humano espera ser resgatado dessa vida. Intue que aqui neste mundo não é lugar definitivo, não aceita esta vida como o fim. O ser humano necessita pensar que está em paz com o mundo espiritual, e assim possa herdar um vida melhor no além.
     Em Genesis 3 vemos que a desobediência à uma ordem simples de Deus descrita no versículo 3 "Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nela, do contrário vocês morrerão" causou uma queda vertiginosa a alma do ser humano, queda na sua auto imagem, na sociedade aonde vive, no oikos aonde habita. É assim, a perda existencial, social e ecológica soma-se ainda, a perda espiritual. 
     É a morte espiritual, a pior das mortes; a alma soprada por Deus, o hálito do Senhor, a vida que pulsa em suas veias se desfaz. O sopro torna para Deus que o deu.  Há uma guerra entre a mulher e a serpente ( o diabo)  também. Adão e Eva são expulsos do Éden e querubins se interpõem entre eles e o Jardim. Uma guerra espiritual  se forma, a desconfiança, o medo e a morte são os novos ingredientes do fracasso humano vivido no Éden.
     Adão e Eva tornaram - se conhecedores do bem e do mau. Tornaram se pecadores. A morte entranha - se nas suas vidas e consome as suas almas. Se escondem de Deus, não subsistem na presença do Senhor; precisam de vestes após descobrirem-se nus. A morte é a sua nova e terrível companheira na jornada da vida. Ela cala a alma, sufoca a vida, afasta o corpo da sua vitalidade que é o sopro dado por Deus. 
    Este homem precisa de estratagemas para se aproximar de Deus, agora. Precisa de sacrifícios com sangue como nos mostra de uma forma velada o versículo 21 "O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher" e de uma forma escancarada no sacrifício de Abel aceito por Deus aonde no capítulo 4 versículo 4 está escrito:

Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta.

     Também precisamos invocar o Senhor através de orações  porque a humanidade pecou e afastou-se para longe Dele  (capítulo 4 versículo 26) . Há uma barreira humanamente intransponível que separa-nos de Deus.
     Estamos desterrados, expulsos de nosso Jardim . Estamos longe da Presença que nos era amiga e companhia e que todos os dias a tardinha falava conosco. Deus, nosso Amigo, agora não nos pode renovar o sopro de vida que Ele nos soprou. Sem este sopro renovado, morremos, definhamos. Banidos da Sua Presença, só nos resta o fogo ardente de Sua Ausência. 
      Daí começamos a nos desesperar por Sua Presença; O queremos, ansiamos por Ele. Ao morrermos queremos encontrá-lencontrá-Lo e dizer pra Ele que fizemos o melhor que podíamos ter feito.
     O mundo está condenado e Ele tem um plano para devolver-nos o que foi tirado de nós, por nossa própria culpa. A culpa, este verme que nos corrói a alma! A alma que clama Kirie eleison! (Senhor tenha misericórdia de mim!).
A Queda que mostra toda a nossa miséria para nós mesmos todos os dias é a Queda Espiritual.
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços