O Mau Ignorado Não É o Mau Vencido!


Atualmente, escrever sobre a ação do diabo é motivo de piada ou asseverações que culpabilizam o ser humano pelo mau no mundo. Alguns cristãos admitem uma ínfima culpa a Lúcifer, mas acusam a igreja como o local das maiores mentiras e maldades de todos os tempos.

Contudo, o cristão que conhece o texto bíblico e dele faz a sua visão de mundo, não despreza o mau, não deixa seu entendimento espiritual adormecer. 
O texto de Lucas 22.1, 2 mostra os fariseus preocupados com a ascensão popular de Jesus e procuravam um meio de detê-lo, principalmente em tempos como a concentração popular em Jerusalém para a Páscoa. Não sabiam como prendê-lo sem que a multidão se inflamasse, não  o conheciam pessoalmente muito bem para reconhê-lo e nem sabiam aonde encontrá-lo durante a noite pois, era a hora de menos pessoas nas ruas e por isso mais seguro prendê-lo. 
O texto de Lc. 22.3 diz:


 Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.


Satanás entrou em Judas e ele foi ao encontro dos fariseus com um endereço, uma estratégia e uma hora ideal. 

E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria; 
Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro. 
Lucas 22:4-5


Como diz um ditado evangélico "o diabo não brinca de ser diabo". O Acusador conhece um por um dos seus inimigos, busca auxiliares e escravos para o seu plano. Tem uma hora precisa para agir e, biblicamente, tem alguns dos seus infiltrados no meio do povo de Deus que "apontam" pessoas e tem uma estratégia perfeita para conseguir o seu intento. 
A palavra de Deus diz: 

 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; I Pe. 5.8
Satanás encontrou em Judas alguém que estava pronto para realizar parte de sua estratégia. Judas era desonesto com as ofertas recebidas, era mentiroso e estava decepcionado com o ministério de Jesus. A visão que tinha de um rei messiânico não era a que Jesus lhe fornecia. Ele queria a revolta, a revolução, o sangue dos romanos, a vingança pelos anos de opressão do governo romano. Jesus mostrou um Reino que era primeiro interior, autotransformação e, depois, mensagem viva e pregada na e pela vida dos seus discípulos. Não era um Reino belicoso, mas espiritual, amoroso. Judas decepcionou-se. Na sua frustração, o Diabo entrou e fez da sua história uma desonra completa. Talvez, recobrando a razão em seus momentos finais, o controle momentâneo, viu o que fez ao entregar a morte o melhor de todos os homens. Como nunca entendera a mensagem de Jesus nos três anos que o seguira, resolveu buscar a sua redenção egóica e histórica no suicídio. Enforcou-se.

Satanás continua atuante e estratégico. Pensar que ele não influencia, não se apodera das pessoas e mesmo que não exista é tudo o que o faz mais forte e eficaz. Cuidado!


Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:11,12


Que Deus nos proteja em Seu Esconderijo! 
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91:1
Que Ele não nos deixe cair em tentação!
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6.13
     Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Apelo para Novos e Velhos Obreiros

Crises e Abraços